Receba em
PRIMEIRA MÃO
nossos artigos e
muitas novidades.
CADASTRE-SE!
Respeitamos sua privacidade, NUNCA enviamos spam!
12/04/2019
Documentário: On yoga – Arquitetura da paz – Uma jornada em busca de equilíbrio.
A busca pela prática da Yoga, em muitos casos, surge da dor. Foi assim com o precursor da Yoga no Brasil, José Hermógenes de Andrade Filho, que procurou a prática depois de sofrer com a tuberculose. E igualmente foi o que aconteceu com o fotógrafo americano Michael O’neill, retratista que costumava fotografar celebridades como Orson Wells, Martin Scorsese e Di Caprio. Depois de passar por uma cirurgia e receber o diagnosticado de que não poderia mais usar o braço direito – o principal instrumento de seu trabalho na fotografia – , O’neill não aceitou a ideia de que viveria com uma deficiência. Ele buscou a yoga e a meditação como tratamentos alternativos. O resultado foi uma imersão nessa cultura rica e impressionante que tem suas raízes na Índia.
Baseado no livro homônimo de Michael O`Neill, o documentário conta a história dos dez anos em que o autor fotografou os grandes mestres da yoga. Extensão profunda da obra original, o filme aborda questões humanas da nossa perspectiva atual, unindo-as a elementos de movimento e som experienciais, trazendo uma nova visão da arte da yoga.
O documentário de Dhalia foi idealizado como uma extensão profunda da obra original, ao colocar questões humanas a partir da perspectiva atual e misturá-la com elementos de movimento e som experimental, o que resulta em uma nova visão da arte do yoga.
Os mantras vocalizados no filme nos remetem à Índia antiga onde nascia a origem de tudo. Michael, como praticante e profundo conhecedor do yoga, soma muito ao olhar e ao conhecimento de dramaturgia de Dhalia resultando em uma história ricamente bela. É uma homenagem à linhagem clássica do yoga que nos ajuda a entender esse mundo único trazendo imagens de alguns dos yogues mais influentes do mundo.
O diretor acerta em não fazer um filme didático sobre as origens ou sobre a prática e sim a respeito da jornada de um homem em busca de equilíbrio em um mundo caótico e alienado. O próprio O’Neill fala que se perguntassem a ele, 20 anos atrás, o que é yoga, ele diria que é uma espécie de exercício físico. Hoje em dia ele acredita que o yoga ensina a nos conectarmos com o nosso eu interior.
Pra mostrar um pouquinho das definições que o longa traz, separei duas frases ditas por dois entrevistados e que me chamaram muito a atenção. Sobre a fluidez e sobre a filosofia de uma prática que vai muito além do tapetinho.
“O verdadeiro sentido da yoga é união. Essa união não é externa a nós, ela está dentro de nós também. Precisamos dessa união através da yoga, não apenas ficar se curvando. Porque yoga não é só uma aula de 45 minutos. Yoga não é apenas no tapete. Yoga é fora do tapete. Todo minuto, todo momento, todo karma, todo pensamento. Toda ação, todo suspiro é yoga. Yoga é o que você é”.
H.H Pujya Swami Chidanand Sarawati
E aqui, uma espécie de metáfora entre yoga e … música:
“Quando eu penso sobre a espiritualidade da Yoga, a metáfora que realmente se comunica comigo é a música. E Yoga é musica. O corpo é o instrumento, a mente é o músico, sua respiração é o tom, e você toca a música, você aprende música, você ouve música. Para tranquilizar a alma, acalmar a alma da pessoa, do coletivo…” Nevine Michaan
? Assista o trainer (youtube) ???
? Assista o filme (Netflix) ???
? Faça a meditação de 1 MINUTO ???
#yoga #paz #espiritualidade #insightdh #desenvolvimentohumano #terapiaholistica #plenitude
LINEO CARVALHO
Receba em
PRIMEIRA MÃO
nossos artigos e
muitas novidades.
CADASTRE-SE!
Respeitamos sua privacidade, NUNCA enviamos spam!