Semanalmente os  melhores métodos, ferramentas e técnicas
para conseguir alcançar TODO SEU POTENCIAL.
Acompanhe AQUI nossos artigos!

 

Receba em
PRIMEIRA MÃO
nossos artigos e
muitas novidades.
CADASTRE-SE!

Respeitamos sua privacidade, NUNCA enviamos spam!

Como lidar com filhos adolescentes? Saiba porque a comunicação é a chave.

27/09/2019

A adolescência é um período de intensas transformações. Como lidar com os filhos adolescentes? Seu bebê de repente é substituído por um ser gigantesco, com opiniões próprias e nenhuma paciência. Tudo que você faz é cafona, irritante ou inadequado. E na frente dos amigos dele, então? Você se sente um dinossauro.

O adolescente, diferente da criança, pode não demonstrar facilmente aquilo que sente, nem falar de seus conflitos, tristezas e frustrações. E esse comportamento torna desafiador para a família compreender as emoções do jovem e lidar com elas, em especial quando não existe ou há pouco diálogo familiar.

Dentre inúmeras ferramentas ou meios de lidar com as emoções dos adolescentes, trouxemos aqui, para contribuir com a harmonia familiar, a COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA (CNV), uma abordagem proposta pelo psicólogo americano Marshall B. Rosenberg.

A Comunicação Não Violenta essencialmente busca a pacificação de uma guerra cotidiana, já que nos habituamos a expressar o que queremos de forma impositiva e desatenta. É muito comum as pessoas expressarem certo tédio, tristeza, raiva ou frieza no dia-a-dia, sem notar que cultivam uma nociva desconexão e lentamente passam a não ver sentido em suas conversas, encontros e eventos sociais.

A CNV busca, de uma forma geral, resgatar valores e a capacidade que todo ser humano tem de se expressar com honestidade e empatia; passamos a ser capazes de dar respostas conscientes que traduzem realmente o que almejamos, sentimos e desejamos mesmo em condições adversas.

Segue os componentes principais necessários à comunicação não violenta:

 

OBSERVAÇÃO: observar sem avaliar ou julgar, quando fazemos desta forma, damos espaço pra compreender de fato a necessidade do outro, o que ele tem a nos dizer, sem interferência. Quando a nossa comunicação é acompanhada por uma avaliação, um julgamento, aumentamos a distância entre nós e outro; com isso, em vez de compressão, percebe-se como crítica, julgamento ou imposição, e normalmente o adolescente apenas reage ou resiste a esta avaliação.

IDENTIFICAÇÃO: identificar como nos sentimentos quanto observamos uma ação. Afirme o sentimento que a observação lhe desperta e escute o que o outro está sentindo. Nomear a emoção, sem julgamento moral, permite que os interlocutores se conectem e tenham respeito mútuo.

NECESSIDADES: perceber e atender as nossas necessidades, compreendendo que temos também responsabilidade pelo que fazemos, bem como pelos sentimentos gerados por nossa ações.

Assim, quando alguém nos dirige uma mensagem, seja ela verbal ou não verbal, podemos receber processar de quatro maneiras:

-culpas a nós mesmos (ex: ao receber uma mensagem, podemos decidir nos culpar, aceitando o julgamento do outro, e depositamos em nós mesmos a responsabilidade do fracasso e de seu relacionamento.

-culpas os outros: após receber uma mensagem, podemos decidir culpar a pessoa que está nos falando, pela situação que estamos vivendo e podendo dar origem a uma discussão. Depositando assim, toda a culpa na nossa insatisfação no outro.

-escutar nossos próprios sentimentos e necessidades: após receber uma mensagem, escuto meus próprios sentimentos e necessidades, verificando que o aborrecimentos do momento nada tema  ver com a outra pessoa, mas sim com o conflito gerado anteriormente. Aproveitando para refletir sobre o significado desse posicionamento para si mesmo, se de fato é o que ele sente, compreendendo suas necessidades.

-escutar os sentimentos e necessidades dos outros: após receber uma mensagem, procurar compreender os sentimentos e necessidade dela, perceber o que pode estar além da fala concreta, suas preocupações, seus medos.

PEDIDO: está relacionado com as nossas necessidades e com o como elas podem ser atendidas quando aprendemos a comunica-las adequadamente. Quantas vezes em casa, pedimos ou expressamos algo que estamos observando, sentindo e precisando, e no final não obtemos o resultado esperado?

Na CNV o foco é dizer ou expressar o que se deseja e não o que não se deseja, e também acontece que na maioria das vezes, não somos claros com aquilo que queremos, exemplo do cotidiano:

Mãe: “Não chegue tarde em casa hoje”,

Pai: “Saia deste celular”,

Segundo a CNV, uma maneira efetiva e assertiva é dizer o que realmente queremos, exemplo:

Mãe: “Gostaria que você ficasse mais tempo em casa, porque, eu sinto sua falta”.

Pai: “Gostaria que você deixasse um pouco seu celular e passasse mais tempo conversando com a nossa família”.

Para existir a Comunicação Não Violenta (CNV) não é preciso que a pessoa com que estamos comunicando também queira praticar a CNV, esteja você, motivado a se comunicar compassivamente. Bastando que apenas uma pessoa esteja alinhada a esses princípios, motivada a dar e a receber a linguagem da compaixão para que o outro interlocutor, percebendo a intenção de quem dirige a fala, acabe também se unindo a esse processo.

Por isto, seja você mudança que você quer no mundo!! Plante no coração das pessoas ao seu redor, a sementinha da Comunicação Não Violenta e vamos todos colher seus frutos.

Quer aprender a se comunicar de forma empática , fale conosco e tire todas as suas dúvidas.  Nós podemos te auxiliar.

➡ Fale conosco em nosso whats -> clique Aqui

➡ Formação em Psicoterapia Hipnossistemica Integrativa -> saiba mais

 

▶ Inscreva-se no nosso canal do YouTube, que em breve disponibilizaremos um Curso GRATUITAMENTE

??   https://www.youtube.com/channel/UCJWTj_rVhoaaJTTWICz1txQ


LINEO-insight-desenvolvimento-humano

LINEO CARVALHO

Empreendedor, sócio fundador da Insight Desenvolvimento Humano, empresa que acredita na transformação de vidas...

Continue lendo »

Buscar no Blog

Receba em
PRIMEIRA MÃO
nossos artigos e
muitas novidades.
CADASTRE-SE!

Respeitamos sua privacidade, NUNCA enviamos spam!

logo-insight-desenvolvimento-humano-site001

:: Copyright © 2018 Insight Desenvolvimento Humano :: Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por:  W. Trinca Marketing Digital