Receba em
PRIMEIRA MÃO
nossos artigos e
muitas novidades.
CADASTRE-SE!
Respeitamos sua privacidade, NUNCA enviamos spam!
25/09/2019
Muitas pessoas reagem a uma crise pessoal com medo, o que é instintivo. Mas é possível ter uma abordagem mais integrada usando o cérebro racional e o cérebro reptiliano juntos. Uma crise pessoal é apenas um desafio de proporções drásticas, e os desafios fazem parte da vida de todo mundo. Ninguém escapa a momentos difíceis, quando o desafio se transforma numa crise. Muitas grandes mudanças surgiram de um desastre iminente.
O resultado de sua vida depende de como você lida com esses momentos difíceis. Serão fontes de mudança ou retrocessos? Aqui entra o que chamamos de sabedoria, porque a maioria das pessoas toma decisões por impulso ou por hábito. Sentem a pressão das emoções, que é muito mais forte quando a mente está tumultuada. Não há como negar a famosa frase do livro A trilha menos percorrida, de M. Scott Peck: “A vida é difícil”. Mas a sabedoria pode ser um incentivo para vencer dificuldades, transformando a frustração e a derrota em mudanças e descobertas.
Sempre que a situação for difícil, faça a si mesmo três perguntas, concebidas para transformar um tumulto mental em um processo ordenado que o cérebro pode acompanhar e organizar fisicamente.
Pergunte-se
Não se pergunte
A situação em que essas perguntas podem surgir são inúmeras, desde um mau relacionamento a um grave acidente de carro, do diagnóstico de uma doença grave à prisão de um filho por drogas. A triste verdade é que milhões de pessoas se fazem constantemente as perguntas erradas, enquanto apenas uma pequena fração faz as perguntas corretas, que levam às ações corretas. Vamos ver se podemos melhorar essa situação.
A primeira coisa a fazer é analisar a situação de uma perspectiva razoável. Pergunte-se: “Esse é um problema que posso resolver, que devo suportar ou do qual preciso fugir?” A menos que possa responder a essa pergunta com clareza e de maneira racional, sua visão estará perturbada por reações emocionais. Sem saber disso, você estará sujeito a uma aliança entre instinto e emoção. Você pode ceder à impulsividade ou recair em velhos hábitos, quando na verdade precisa de algo novo, uma solução que resolva a crise.
Situações difíceis frequentemente induzem a más decisões. Portanto, para fazer boas escolhas, você deve clarear sua confusão interior. Pare para pensar – consultando pessoas em quem confia – em um plano de ação que comece com a busca por uma solução. Se a solução não for fácil, pergunte por quê. A resposta pode ser que você precisa ter paciência e suportar a situação difícil, ou então que precisa se afastar, porque em seu lugar ninguém encontraria uma solução. Problemas financeiros às vezes podem ser resolvidos, mas às vezes você precisa suportá-los, a menos que a situação piore a ponto de você precisar se afastar para evitar a falência. Observe que essa sequência tem que existir. A sociedade teve um retrocesso quando as dívidas foram transformadas em um fracasso moral e os devedores foram atirados na prisão. Eles foram privados dos meios para resolver o problema ou desistir.
Ninguém resolve sozinho uma situação difícil, mas as reações emocionais sem dúvida nos isolam. Ficamos com medo e deprimidos. Nós nos fechamos.
Alimentamos a vergonha e a culpa, e, uma vez que esses sentimentos corrosivos tomam conta, temos mais razões para nos fechar. Portanto, você deve se perguntar: “Quem posso consultar que já tenha conseguido resolver o mesmo problema?”
Encontrar alguém que já tenha passado pela mesma crise que você está enfrentando resolve várias coisas de uma vez. Oferece um exemplo a seguir, um confidente que entende sua situação e uma alternativa para sair do isolamento. Vítimas sempre se sentem sós e impotentes. Portanto, procure alguém que tenha passado pessoalmente pela experiência e lhe ensine que você não precisa se sentir vítima diante de seu problema.
Finalmente, pode não haver alguém que tenha passado pela mesma crise. Mas cabe a você transformar uma coisa ruim numa coisa boa. Ninguém está disponível o tempo todo, e a verdade é que as crises consomem muita atenção. Você está enfrentando um mundo interior repentinamente cheio de perigos, medos, ilusões, desejos, rejeições, distrações e conflitos. O mundo “lá de fora” não vai mudar enquanto o mundo “aqui de dentro” não mudar. Portanto, pergunte-se: “Como encontrar uma solução dentro de mim?” Você está tentando entrar nos domínios do cérebro racional, onde o intelecto e a intuição podem ajudá-lo. Mas antes deve se dar permissão para isso, o que significa uma disposição para mergulhar fundo em seu próprio ser. Ainda não falamos muito sobre o cérebro racional. Como uma primeira lição, pense numa simples verdade na qual os autores acreditam profundamente: o nível da solução nunca é o nível do problema. Sabendo disso, você pode escapar de muitas armadilhas.
O que existe no nível do problema? Pensamentos repetitivos que não levam a lugar algum. Velhos condicionamentos que continuamos aplicando a opções desgastadas e velhas. Montes de comportamentos improdutivos e obsessivos, e ações inúteis. Precisamos ir em frente. Mas o mais importante é que temos mais de um nível de consciência, e, num plano mais profundo, possuímos um manancial intocado de criatividade e percepção.
Nosso cérebro racional contém o potencial de criar novas soluções, mas precisamos cooperar. Muita gente diz “Preciso pensar nisso”, o que pode ser
um bom primeiro passo. Mas num nível mais profundo, o que importa é o processo. Precisamos encontrar uma maneira de relaxar, o que é extremamente difícil numa crise. Constantes pressões geram constantes preocupações. Deixar a ansiedade crescer alimenta o cérebro reptiliano, amplificando suas reações. Só o cérebro racional é capaz de distanciar a mente de reações instintivas e emocionais.
Então, como permitir que o cérebro funcione melhor? Confiança e experiência ajudam. Se você teve, no passado, momentos surpreendentes em que uma solução surgiu de maneira espontânea, pode acreditar que isso vai ocorrer novamente. Se você valoriza o insight, isso também ajuda. Crie as circunstâncias adequadas para uma revelação: fique em silêncio num determinado momento do dia. Feche os olhos e acompanhe a respiração até que seu corpo comece a se acalmar. O estresse físico bloqueia o cérebro racional. Esteja bem descansado, se possível. Mantenha-se afastado de circunstâncias estressantes e de pessoas que o deixem vulnerável.
Nessa quietude, peça uma resposta. Para algumas pessoas, isso significa orar a Deus, mas não é necessário. Você pode pedir a seu ser superior ou simplesmente manter a intenção claramente focalizada. Depois, relaxe. Respostas sempre vêm, porque a mente sempre mantém canais de comunicação. Fazer uma pergunta ao universo, como diriam alguns, estimula o universo a responder. Em qualquer caso, gerações de sabedoria acreditam que soluções criativas surgem espontaneamente.
Ações: Crie um espaço de calma interior. Distancie-se das preocupações; não se envolva no caos. Nessas condições propícias, você atinge o nível da solução, distanciando-se do nível do problema.
As três perguntas que você não deve fazer vão persegui-lo a menos que você as afaste conscientemente. Todo mundo sente a necessidade de se culpar ou culpar os outros pelas adversidades, e de imaginar um desastre total. É isso que as três perguntas erradas fazem, e, quando você lhes dá espaço, elas causam um dano incomensurável à vida cotidiana. Em seus momentos de clareza, lembre-se de que isso é autopunição. Abra uma brecha no pensamento de modo a excluir as reações instintivas e emocionais que querem dominar a situação.
Não sabemos exatamente o que de ruim está acontecendo a você. Apenas o aconselhamos a deixar de fazer parte da maioria que vive em confusão e conflito. Junte-se à minoria que vê um caminho claro para sair da escuridão, que nunca se entrega ao medo e ao desespero. Isso ajuda a conduzir qualquer pessoa para fora de uma crise e em direção a um futuro luminoso.
A base de nosso trabalho para desenvolver habilidades para nossa mente controlar nossa biologia vem da Psicoterapia Hipnossistêmica Integrativa.
A Psicoterapia Hipnossistêmica Integrativa, ela é uma psicoterapia holística e uma das mais conceituadas da Europa, pela sua eficacia com rapidez. Seu criador o médico psiquiatra alemão Gunther Schmidt há mais de 45 anos vem associando as terapias holísticas aos tratamentos convencionais, por esse motivo essa técnica é tão eficiente, pois ela é originou de resultados práticos e não só fundamentos teóricos.
Quais são os Diferenciais?
✔ Traz a coerência do terapeuta como um princípio fundamental no mundo aonde a incoerência prevalece, terapeutas pregando ao seus clientes o que nem eles aplicam em suas vidas.
✔ Resgatamos a empatia, compaixão e amor que são as ferramentas mais poderosas e que estão sendo esquecidas no mundo terapêutico de atual.
✔ Através de 5 encontros é capaz de curar biologicamente seus clientes com questões mais profundas, como a depressão.
Juntos somos mais fortes e vamos mais longe, assim lançamos a Comunidade Guia Para Vida, para conectar pessoas nos quais estão alinhados com esses princípios e pensamentos em que o mundo suplica terapeutas do novo mundo. As pessoas com essa vibração dentro da comunidade além de ser uma escola aonde irão aprender e desenvolver habilidade da Psicoterapia Hipnossistêmica (Terapia do Novo Mundo), estamos todos conectados como uma família em um apoio mútuo para um propósito em comum.
Primeiro, a Comunidade Guia Para Vida é um movimento que surgiu com o propósito de conectar pessoas que acreditam que para o mundo mudar, é preciso ampliar a consciência e curar as pessoas.
A Comunidade Guia Para Vida, é uma analogia à profissão do guia de corredor cego, onde o guia coloca o seu parceiro em primeiro lugar, ele se doa ao ponto de abdicar do seu ego e de suas necessidades em pró do sucesso e realização do seu parceiro.
Criam uma conexão de confiança, tão forte, mas tão forte, que as passadas, respiração e as batidas do coração estão em sincronia. Onde o guia não aponta simplesmente o caminho para o seu parceiro e fala vai. O guia o conduz do começo ao fim, sem julgamentos, com um respeito profundo e com responsabilidade.
Com essa missão eu criei o movimento através da Comunidade Guia Para Vida para as pessoas que estão conectadas com compaixão a dor do próximo acima do seu próprio ego.
Todos os dias as 12:12, em meu Instagram faço Terapia ao Vivo, para que todos possam conhecer na prática como funciona a terapia mais valorziada da Europa (Psicoterapia Hipnossistêmica).
Como o Caso da Idimilia, que após 3 anos sofrendo luto pelo falecimento de seu filho, participou da terapia ao vivo as 12:12 e em apenas 30 minutos passou a enxergar a vida de outras forma e sua transformação foi tão forte, que ela entrou para Comunidade Guia Para Vida e você poderá conhece-la.
E siga a gente nas redes, que em breve tem mais:
#insightdh #desenvolvimentohumano #lineocarvalho #psicoterapia #psicoterapiaholística #terapia #deepakchopra #psicanalise #terapiaholistica #espiritualidade #autoconhecimento #fisicaquantica #pensamento #energia #saúde #bemestar #qualidadedevida #hipnose #hipossistêmica #hipnossistemica
LINEO CARVALHO
Receba em
PRIMEIRA MÃO
nossos artigos e
muitas novidades.
CADASTRE-SE!
Respeitamos sua privacidade, NUNCA enviamos spam!