Receba em
PRIMEIRA MÃO
nossos artigos e
muitas novidades.
CADASTRE-SE!
Respeitamos sua privacidade, NUNCA enviamos spam!
12/07/2019
Inspiração – A gente indica!
A morte é um dia que vale a pena viver.
Algumas vezes eu já me emocionei assistindo filmes, mas confesso que lendo livros, essa foi a primeira.
O livro da médica geriatra Dra. Ana Claudia Quintana Arantes é um relato franco, sensível e inspirador da sua experiência de cuidadora de quem está morrendo. A Morte é um dia que Vale a pena viver é uma lição de coragem e empatia.
É um dos livros mais reflexivos que eu já li. Me fez repensar sobre a qualidade dos meus hábitos, dos meus relacionamentos, da minha própria existência.
Gostaria que mais médicos lessem a obra para que procurassem proporcionar a Kalotanásia, a bela morte.
Alguns termos usados por Ana Claudia vão demorar para sair da minha mente. Ela fala sobre “zumbis existenciais”, pessoas que vivem sem viverem, que estão ausentes de suas próprias vidas, sem conexão consigo e com os outros; para essas pessoas, só falta morrer fisicamente.
Esperamos o final para voltar ao começo.
Muitas pessoas esperam a hora da morte para se permitir ter a chance de amar, ser amada, de perdoar, de pedir perdão, de falar “muito obrigada”, se tiver consciência do que está acontecendo, ela se despede.
No final de qualquer história, de qualquer caminho, de qualquer escolha, vamos morrer. Independentemente daquilo que acreditamos que exista ou não. A única coisa da existência humana que não tem opção é a morte. Para todo o resto há opção: podemos fazer ou não, podemos querer ou não. Mas morrer ou não, isso não existe.
Não viva a vida do outro: No momento em que alguém no leito de morte percebe que tomou decisões para fazer felizes outras pessoas, pessoas que nada tinham pedido e que, pior, não se satisfizeram com as decisões que ofereceu a elas, o arrependimento vem e dói demais. Uma dor que nenhuma morfina pode aplacar.
Não morremos somente no dia da nossa morte. Morremos a cada dia que vivemos. Muita gente diz ter medo da morte. E me espanto quando vejo como vivem: bebem além da conta, fumam além da conta, trabalham além da conta, reclamam além da conta, sofrem além da conta. Essas são pessoas corajosas. Têm medo da morte e se apressam loucamente em encontrá-la.
Quem cuida do outro e não cuida de si mesmo acaba cheio de lixo. Muitas vezes ouço relatos como este: “eu cuido da minha mãe, eu cuido do meu pai, eu cuido da minha irmã, eu cuido do meu marido, eu cuido dos meus filhos. Não tenho tempo para me cuidar”. E então eu digo: “não conte isso para ninguém, então! É um vexame. Para mim, é como assumir que você roubou dinheiro de algum idoso. Você não chega contando: “eu acabei de assaltar um idoso!” É um mico. Uma irresponsabilidade.
Conseguiremos lidar bem com a morte no dia a dia se pararmos de viver felizes somente no futuro. Se eu for demitido hoje, o que vivi no meu trabalho valeu a pena? Se eu olhar para trás e disser: “nossa, que horror! O que eu sofri” Casamento, trabalho… Foram anos da minha vida que eu dei para aquilo! Não me reconheceram! Olha o que fizeram comigo!
Cada dor é única. Cada ser humano é único. Mesmo em gêmeos idênticos, com o mesmo DNA, temos expressões de sofrimento absolutamente diferentes.
Não se trata apenas de sofrimento físico. O sofrimento emocional também é muito intenso. Nele o doente toma consciência de sua mortalidade. Essa consciência o leva à busca de sentido de sua existência.
Por fim, encerro com uma das frases mais reflexivas do livro:
“As pessoas morrem como viveram. Se nunca viveram com sentido, dificilmente terão a chance de viver a morte com sentido.”
Um excelente motivo para se buscar um novo olhar para a vida.
Vale a pena assistir também esta palestra: “A morte é um dia que vale a pena viver | Ana Claudia Quintana Arantes”
Clique nesse link ⤵⤵⤵
E siga a gente nas redes, que em breve tem mais!
#insightdh #desenvolvimentohumano #lineocarvalho #dicadeleitura #vida #autoajuda #morte #empatia #sentido #psicoterapia #terapiaholistica #espiritualidade #autoconhecimento
Gratidão pessoal!
LINEO CARVALHO
Receba em
PRIMEIRA MÃO
nossos artigos e
muitas novidades.
CADASTRE-SE!
Respeitamos sua privacidade, NUNCA enviamos spam!